10/01/2010

DDS 6 - GASTRITE


Nomes populares : Doença do estômago, inflamação do estômago. 






O estômago é um tipo de bolsa que recebe o que ingerimos. Internamente, é forrada por mucosa, uma camada rosada parecida com a que temos em nossa boca.

Gastrite é a inflamação da mucosa do estômago .

As gastrites podem ser :

Gastrite aguda :Gastrites agudas permitem uma abordagem mais simplificada, por serem de aparecimento súbito, evolução rápida e facilmente associadas a um agente causador, como: uso de AAS, antiinflamatórios, corticóides, bebidas alcoólicas, alimentos contaminados por germes, como bactérias, vírus.

SINTOMAS: dor em queimação no abdômen, azia, perda do apetite, náuseas e vômitos, anemia, entre outros.


Gastrite crônica : é determinada pela bactéria Helicobacter pylori.


A maioria dos casos crônicos não apresenta sintomas.

PREVENÇÃO: Evitar o uso de medicações irritativas como os antiinflamatórios e a aspirina, evitar o abuso de bebidas alcoólicas e do fumo, existem controvérsias quanto ao hábito da ingestão de café e chá preto influir nas gastrites, melhoria das condições sanitárias, do tratamento da água de consumo doméstico, da higiene pessoal (lavar as mãos antes de tocar alimentos), dos cuidados no preparo e na conservação dos alimentos.

Fonte: Farmacia & Afins

Um comentário:

Nathan (Artigo da Gastrite) disse...

Gostei do artigo, apesar de ser uma doença bem comum felizmente alguns casos podem ser tratados com cuidados na alimentação.
Abraços !